Doenças nos olhos e pressão alta

Os olhos são mais que janelas para a alma. Com os avanços na tecnologia de saúde ocular, eles também podem dar uma aparência única à sua saúde.

“O olho é uma verdadeira janela para o que está acontecendo em seu corpo”.

Isso afirma o especialista em saúde ocular do NIH, Dr. Houmam Araj. É uma maneira conveniente para o médico ter uma visão clara dos vasos sanguíneos, dos nervos e da conexão do tecido sem cirurgia.

Pesquisadores estão trabalhando em novas tecnologias para ajudar os médicos a enxergar melhor os olhos e pegar doenças mais cedo. Eles também estão projetando novas ferramentas para ajudar pessoas com perda de visão a se locomoverem em suas vidas diárias.

O que os médicos vêem agora

Fazer exames oftalmológicos regulares é importante, mesmo se você achar que sua visão está correta. Os exames oftalmológicos permitem que um oftalmologista monitore seus olhos em busca de problemas comuns de visão e sinais de doença.

“Não há sinais de alerta para as doenças oculares mais comuns”.

É isso que diz a especialista em olhos do NIH, Dra. Rachel Bishop.

“Ao identificar doenças precocemente, você tem as melhores opções de tratamento e a melhor chance de preservar uma boa visão”.

Um exame abrangente geralmente incluirá a dilatação dos olhos. Depois de verificar a nitidez de sua visão, o médico coloca gotas em seus olhos para dilatar (alargar) o centro escuro de seus olhos, chamado de pupila. Isso permite mais luz em seus olhos, assim como abrir uma porta permite que a luz entre em um quarto escuro. Então o médico pode examinar o interior do olho.

Uma lente de aumento especial é necessária para examinar os tecidos na parte de trás do olho. Esses tecidos incluem a retina (tecido sensível à luz), a mácula (parte central da retina para visão aguda) e o nervo óptico (transporta mensagens visuais do olho para o cérebro). Danos a estas áreas podem ser um sinal de uma doença ocular.

“Os olhos também podem refletir doenças que começam em outro tecido longe dos próprios olhos”.

É o que explica Araj. Exames oftalmológicos podem revelar problemas de saúde como diabetes, pressão alta, distúrbios autoimunes, doenças sexualmente transmissíveis e cânceres.

Por exemplo, os oftalmologistas geralmente detectam o diabetes observando danos à retina e aos vasos sanguíneos nos olhos. A doença pode aparecer no tecido do olho antes que um teste de glicose no sangue (açúcar) o revele. A detecção precoce pode prevenir não apenas a perda de visão, mas outras complicações graves.

“As tecnologias clínicas de hoje para visualizar os olhos são bastante surpreendentes, mas estão passando por enormes avanços”.

Quem diz isso é o Dr. Donald Miller, especialista em tecnologia de imagens oculares da Universidade de Indiana.

“Futuros profissionais de saúde ocular terão ferramentas de imagem incrivelmente mais poderosas do que qualquer coisa que temos agora.”

Com novas ferramentas, os profissionais de saúde ocular podem ser capazes de pegar doenças ainda mais cedo. Por exemplo, Miller e sua equipe de pesquisa criaram um tipo de microscópio para melhorar o diagnóstico e o tratamento do glaucoma.

O glaucoma provoca cegueira ao danificar as células nervosas na parte posterior do olho.

“As células que são danificadas pelo glaucoma são difíceis de ver nos primeiros estágios da doença”.

Isso diz Miller. “Com a tecnologia atual, milhares de células devem morrer antes de serem detectadas.”

O novo método da equipe permitiria que os oftalmologistas vissem os danos mais cedo. No glaucoma, o tratamento precoce pode muitas vezes protegê-lo contra a perda grave da visão.

Doenças nos olhos e pressão alta
Rate this post

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!